POIS…

Ora, ora, pois, pois… Não é que uma palavrinha tão pequena pode gerar confusão? E ninguém gosta mais de termos que geram dúvidas do que as adoráveis bancas de concursos, não é mesmo?

 

O POIS é tradicionalmente uma conjunção coordenativa, embora saibamos que no português contemporâneo ela aparece em cadeias subordinadas, em especial naquelas classificadas como adverbiais causais (CLIQUE AQUI PARA VER MAIS SOBRE ORAÇÕES). Prometo aqui um post, em breve, sobre as diferenças (e semelhanças…) entre as coordenadas explicativas e as adverbiais causais!!!!

 

Hoje, nossa proposta é ajudar você a identificar o POIS explicativo e o POIS conclusivo. Então vamos lá!!!! O esqueminha aí em cima nos orientará:

 

Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier antes do verbo da oração coordenada sindética, ele será EXPLICATIVO  e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética explicativa. Esse POIS é equivalente a PORQUE.

 

Ex.: Ele está triste, POIS está chorando…

 

Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva. Esse POIS é equivalente a ENTÃO ou a PORTANTO.

 

Ex.: João está chorando; está, POIS, triste.

 

Veja a questão abaixo:

 

AOCP (2016) No trecho: “[…] Bauman diz que apelamos, então, para a quantidade de novas mensagens, novas participações, para as manifestações efusivas nessas redes sociais digitais. Tornamo-nos, portanto, seres que se sentem seguros somente se conectados a essas redes.[…]”, o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo gramatical ou alteração de sentido, por

(a) porque

(b) no entanto

(c) contudo

(d) pois

 

Observe que a conjunção está depois do verbo, ou seja, se colocarmos ali um POIS, ele será conclusivo, terá o mesmo sentido do PORTANTO!!!!!! Assim, a alternativa certa é a letra D!!!

 

 

Um beijo grande!

Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado

Tags
POIS, POIS CONCLUSIVO, POIS EXPLICATIVO
6 Comentários
  • Vera Bradley promo
    Postado 22:49h, 04 julho Responder

    I saw lots of website but In my opinion this you have got some thing special in it. The identifying function from the artist is always to cherish awareness. by Greatest extent Eastman.

  • Cida Amorim
    Postado 13:00h, 01 outubro Responder

    E o “pois” da expressão “ora pois!” muito falada pelos portugueses, como é classificado?

    • Cida Amorim
      Postado 13:02h, 01 outubro Responder

      Correção: “ora, pois!”

      • Língua Minha
        Postado 11:59h, 18 julho Responder

        A expressão “ora, pois” tem caráter interjetivo. Nesse caso, dizemos que o conjunto “ora, pois” é uma locução interjetiva (ou seja, funciona como uma interjeição).

  • Fagner
    Postado 21:32h, 17 julho Responder

    Esse “pois” explicativo aí na imagem está erradíssimo!!!

    • Língua Minha
      Postado 11:59h, 18 julho Responder

      Oi, Fagner! Pode nos explicar o porquê do seu comentário?

Postar um comentário