ADJUNTO ADNOMINAL x PREDICATIVO – NO ESQUEMA

ADJUNTO ADNOMINAL x PREDICATIVO

 

Já abordamos aqui no site a diferença entre o predicativo e o adjunto adnominal (clique aqui para ver o nosso post sobre o assunto). Hoje resolvemos colocar  esse tema no esquema!!!

 

A confusão decorre do fato de as funções de adjunto adnominal e predicativo serem papéis sintáticos cumpridos pelo ADJETIVO. Sim… O adjunto adnominal também é papel desempenhado por artigos, locuções adjetivas, pronomes adjetivos, numerais adjetivos… O predicativo, por sua vez, também não é papel exclusivo do adjetivo, podendo ser função desempenhada por substantivo… Mas a interseção entre essas categorias sintáticas no fato de serem funções desempenhadas classicamente pelo adjetivo.

 

Assim, ao ser convidado a identificar a função sintática de um adjetivo, você terá duas possibilidades:

 

1) Adjunto adnominal

 

O adjetivo que é ADJUNTO ADNOMINAL manterá com o substantivo a que se refere uma relação mais “íntima”, estará, com frequência, ligado diretamente a esse substantivo, sem a mediação de verbos e/ou sem que haja entre eles (substantivo e adjetivo) qualquer marca de pontuação.

Ex.: A mulher bonita chegou. (Veja que a mulher em questão é essencialmente bonita. Trata-se de uma característica inerente ao substantivo, não guardando relação com o processo verbal. Temos, pois, um adjunto adnominal.)

 

2) Predicativo (que pode ser do Sujeito ou do Objeto)

 

O adjetivo que é PREDICATIVO manterá com o substantivo a que se refere uma relação que contará com a “mediação” do processo verbal (soará, em muitos casos – mas não sempre! – como uma característica momentânea, temporária). O adjetivo PREDICATIVO – sobretudo se for um predicativo do sujeito – estará separado do substantivo a que se refere, seja pelo verbo ou por uma marca de pontuação.

 

Ex.: A mulher, bonita, chegou.  OU A mulher chegou bonita.(Veja que a mulher estava bonita quando a ação verbal se processou. Não se trata de uma característica inerente ao substantivo em questão, mas de uma característica temporária. Temos, pois, um predicativo.Vê-se que o vínculo entre o adjetivo e o substantivo e muito menos intenso do que no caso do adjunto adnominal.)

 

Haverá predicativo do sujeito quando o substantivo a que o adjetivo (predicativo) se refere for sujeito da oração (A mulher chegou bonita.). Haverá predicativo do objeto quando o substantivo a que o adjetivo (predicativo) se refere for objeto da oração (Nós achamos aquela mulher muito bonita.)

 

Lembro aqui uma outra dica para a diferenciação entre adjunto e predicativo:

 

Trata-se da substituição da estrutura sintática por um pronome pessoal equivalente. Veja os exemplos: A mulher bonita chegou. / Ela chegou. Note que a estrutura a mulher bonita pode ser totalmente substituída por  ela. Isso caracteriza o adjunto adnominal.

 

Agora, veja outro exemplo: A mulher chegou bonita. / Ela chegou bonita. Note que a estrutura A mulher bonita não pode ser substituída inteiramente, caracterizando o predicativo, que nesse caso é o predicativo do sujeito, pois se refere ao substantivo mulher (sujeito). Mais uma exemplo: Nós achamos aquela mulher muito bonita. / Nós  a achamos muito bonita. Veja que, novamente o adjetivo não “some” na substituição do substantivo por um pronome! Temos, então um predicativo, que nesse caso é predicativo do objeto pois se refere ao substantivo mulher (OD).

 

Ou seja, se a estrutura inteira (substantivo + adjetivo) se transformar em pronome, trata-se de um adjunto adnominal; caso apenas o substantivo seja substituído pelo pronome, ficando a adjetivo fora dessa substituição, temos um predicativo.

 

Vamos treinar?

 

 

[linguaminha more=”Exibir Respostas” less=”Esconder Respostas”]D[/linguaminha]

 

Fique, agora, com o nosso vídeo, o qual tem a explicação detalhada da questão acima:

 

 

Beijos,

 

Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado

Tags
ADJETIVO, Adjunto adnominal, FUNÇÕES DO ADJETIVO, Língua Minha, LOCUÇÃO ADJETIVA, PORTUGUÊS NO ESQUEMA, Predicativo
13 Comentários
  • Fabiana Tavares
    Postado 17:18h, 19 março Responder

    Show!!!

  • Robson
    Postado 12:11h, 06 abril Responder

    Não gostei. Fala muito e não atinge o objetivo. Cansativa.

    • Patrícia Corado
      Postado 20:58h, 06 abril Responder

      Oi, Robson!!! Tentamos sempre atingir a objetividade e trabalhar com uma didática prática e esquematizada. Em algumas questões, no entanto, há um aprofundamento mínimo que entendemos ser necessário para que o raciocínio linguístico não se perca em nome do puro pragmatismo. Lamentamos, de verdade, que você não tenha gostado, todavia respeitamos a sua opinião! Obrigada pela sua visita! Um abraço!

  • Elielson
    Postado 22:08h, 02 maio Responder

    Têm pessoas que não reconhecem o belo trabalho profissional que esta professora vem desenvolvendo para os poucos favorecidos… num país tão marcado por corrupção e crise. Parabéns professora! Por um país melhor são pessoas como você que faz a diferença.

    • Língua Minha
      Postado 08:59h, 04 maio Responder

      Oi, Elielson! Obrigada pelo seu carinhoso comentário! Sem dúvida, nosso futuro como nação depende de uma educação melhor e mais democratizada! Um afetuoso abraço!

  • elizangela candido ramos
    Postado 23:19h, 26 agosto Responder

    gol, agora eu passo num concurso com suas aulas

    • Língua Minha
      Postado 20:58h, 08 setembro Responder

      Vai passar sim, Elizângela! Disciplina e foco!!!!!
      Abraço,
      Patrícia

  • gustavo smolak de araujo
    Postado 11:01h, 09 julho Responder

    oi

  • Flávio
    Postado 22:52h, 18 agosto Responder

    Parabéns, professora, pelo excelente trabalho! Acredito que deva ser assim mesmo, de forma bem detalhada e didática para que haja compreensão.

    • Língua Minha
      Postado 17:50h, 16 outubro Responder

      Flávio, obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz!
      Um abraço,
      Patrícia

  • Lafaete Souza Ferreira
    Postado 11:10h, 10 agosto Responder

    Como faço para adquirir o mapa mental de português ou caderno esquematizado de português? Meu Zap 021 9 8837 9361

    • Língua Minha
      Postado 11:24h, 21 agosto Responder

      Oi, Lafaete! Todos os mapas mentais são disponibilizados gratuitamente aqui no site.

Postar um comentário