Crase e regência

Home Fóruns Pergunte ao Língua Minha aqui! Crase e regência

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #17160 Responder
      Rogerio Carneiro Campello
      Convidado

      Oi, professora. Queria que você avaliasse os raciocínios que eu fiz para responder a questão do último vídeo (crase e regência). É como eu a responderia no caso de cair numa prova. Sou inscrito no Língua Minha e recebi o vídeo hoje, 23/5.
      A) “A instrução, o saber e a técnica motivariam, necessariamente, à felicidade coletiva”. O período me parece correto. O verbo motivar pode pedir preposição: “sinto-me motivado a fazer a prova”. No caso, a instrução, o saber e a técnica motivariam as pessoas a atingir a felicidade coletiva. Mas pode realmente haver uma diferença de sentido: quando algo te leva à felicidade, você já chegou lá, ou está se encaminhando para lá. Quando algo te motiva à felicidade você ainda está na fase de motivação. Não são BEM a mesma coisa.
      B) Completamente errada. Não tem crase.
      C) Também não serve. Gramaticalmente correta, mas o sentido é outro. E fica estranho: são a intenção, o saber e a técnica que chegam à felicidade, quando a felicidade é um anelo do ser humano, e não desses recursos.
      D) Como a C, gramaticalmente correta, mas com sentido estranho: a felicidade sendo conduzida pela instrução etc. Fica meio extravagante. Mas se o a fosse craseado, seria a melhor resposta.
      E) Perfeita, sem mácula.
      Adoraria fazer o curso, mas a minha atual rígida dureza não mo permite. Mas mande sempre essas questões, eu adoro fazer.
      Abraços.

    • #17173 Responder

      Ótimo raciocínio! É isso mesmo!
      Estarei mais presente no YouTube!!!
      Um abraço!

Visualizando 1 resposta da discussão
Responder a: Crase e regência
Sua informação: