ADJUNTO ADNOMINAL x PREDICATIVO
Já abordamos aqui no site a diferença entre o predicativo e o adjunto adnominal (clique aqui para ver o nosso post sobre o assunto). Hoje resolvemos colocar esse tema no esquema!!!
A confusão decorre do fato de as funções de adjunto adnominal e predicativo serem papéis sintáticos cumpridos pelo ADJETIVO. Sim… O adjunto adnominal também é papel desempenhado por artigos, locuções adjetivas, pronomes adjetivos, numerais adjetivos… O predicativo, por sua vez, também não é papel exclusivo do adjetivo, podendo ser função desempenhada por substantivo… Mas a interseção entre essas categorias sintáticas no fato de serem funções desempenhadas classicamente pelo adjetivo.
Assim, ao ser convidado a identificar a função sintática de um adjetivo, você terá duas possibilidades:
1) Adjunto adnominal
O adjetivo que é ADJUNTO ADNOMINAL manterá com o substantivo a que se refere uma relação mais “íntima”, estará, com frequência, ligado diretamente a esse substantivo, sem a mediação de verbos e/ou sem que haja entre eles (substantivo e adjetivo) qualquer marca de pontuação.
Ex.: A mulher bonita chegou. (Veja que a mulher em questão é essencialmente bonita. Trata-se de uma característica inerente ao substantivo, não guardando relação com o processo verbal. Temos, pois, um adjunto adnominal.)
2) Predicativo (que pode ser do Sujeito ou do Objeto)
O adjetivo que é PREDICATIVO manterá com o substantivo a que se refere uma relação que contará com a “mediação” do processo verbal (soará, em muitos casos – mas não sempre! – como uma característica momentânea, temporária). O adjetivo PREDICATIVO – sobretudo se for um predicativo do sujeito – estará separado do substantivo a que se refere, seja pelo verbo ou por uma marca de pontuação.
Ex.: A mulher, bonita, chegou. OU A mulher chegou bonita.(Veja que a mulher estava bonita quando a ação verbal se processou. Não se trata de uma característica inerente ao substantivo em questão, mas de uma característica temporária. Temos, pois, um predicativo.Vê-se que o vínculo entre o adjetivo e o substantivo e muito menos intenso do que no caso do adjunto adnominal.)
Haverá predicativo do sujeito quando o substantivo a que o adjetivo (predicativo) se refere for sujeito da oração (A mulher chegou bonita.). Haverá predicativo do objeto quando o substantivo a que o adjetivo (predicativo) se refere for objeto da oração (Nós achamos aquela mulher muito bonita.)
Lembro aqui uma outra dica para a diferenciação entre adjunto e predicativo:
Trata-se da substituição da estrutura sintática por um pronome pessoal equivalente. Veja os exemplos: A mulher bonita chegou. / Ela chegou. Note que a estrutura a mulher bonita pode ser totalmente substituída por ela. Isso caracteriza o adjunto adnominal.
Agora, veja outro exemplo: A mulher chegou bonita. / Ela chegou bonita. Note que a estrutura A mulher bonita não pode ser substituída inteiramente, caracterizando o predicativo, que nesse caso é o predicativo do sujeito, pois se refere ao substantivo mulher (sujeito). Mais uma exemplo: Nós achamos aquela mulher muito bonita. / Nós a achamos muito bonita. Veja que, novamente o adjetivo não “some” na substituição do substantivo por um pronome! Temos, então um predicativo, que nesse caso é predicativo do objeto pois se refere ao substantivo mulher (OD).
Ou seja, se a estrutura inteira (substantivo + adjetivo) se transformar em pronome, trata-se de um adjunto adnominal; caso apenas o substantivo seja substituído pelo pronome, ficando a adjetivo fora dessa substituição, temos um predicativo.
Vamos treinar?
[linguaminha more=”Exibir Respostas” less=”Esconder Respostas”]D[/linguaminha]
Fique, agora, com o nosso vídeo, o qual tem a explicação detalhada da questão acima:
Beijos,
Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado
Fabiana Tavares
Postado 17:18h, 19 marçoShow!!!
Patrícia Corado
Postado 20:23h, 19 marçoObrigada, Fabiana!!!! Beijos!!!!
Robson
Postado 12:11h, 06 abrilNão gostei. Fala muito e não atinge o objetivo. Cansativa.
Patrícia Corado
Postado 20:58h, 06 abrilOi, Robson!!! Tentamos sempre atingir a objetividade e trabalhar com uma didática prática e esquematizada. Em algumas questões, no entanto, há um aprofundamento mínimo que entendemos ser necessário para que o raciocínio linguístico não se perca em nome do puro pragmatismo. Lamentamos, de verdade, que você não tenha gostado, todavia respeitamos a sua opinião! Obrigada pela sua visita! Um abraço!
Elielson
Postado 22:08h, 02 maioTêm pessoas que não reconhecem o belo trabalho profissional que esta professora vem desenvolvendo para os poucos favorecidos… num país tão marcado por corrupção e crise. Parabéns professora! Por um país melhor são pessoas como você que faz a diferença.
Língua Minha
Postado 08:59h, 04 maioOi, Elielson! Obrigada pelo seu carinhoso comentário! Sem dúvida, nosso futuro como nação depende de uma educação melhor e mais democratizada! Um afetuoso abraço!
elizangela candido ramos
Postado 23:19h, 26 agostogol, agora eu passo num concurso com suas aulas
Língua Minha
Postado 20:58h, 08 setembroVai passar sim, Elizângela! Disciplina e foco!!!!!
Abraço,
Patrícia
gustavo smolak de araujo
Postado 11:01h, 09 julhooi
Flávio
Postado 22:52h, 18 agostoParabéns, professora, pelo excelente trabalho! Acredito que deva ser assim mesmo, de forma bem detalhada e didática para que haja compreensão.
Língua Minha
Postado 17:50h, 16 outubroFlávio, obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz!
Um abraço,
Patrícia
Lafaete Souza Ferreira
Postado 11:10h, 10 agostoComo faço para adquirir o mapa mental de português ou caderno esquematizado de português? Meu Zap 021 9 8837 9361
Língua Minha
Postado 11:24h, 21 agostoOi, Lafaete! Todos os mapas mentais são disponibilizados gratuitamente aqui no site.
Rosemary Mattos
Postado 17:38h, 31 maioParabéns, Professora Patrícia!
Você foi muito clara em sua explicação.