ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Tenho recebido algumas mensagens com solicitações para que eu aborde aqui, em vídeos e em mapas mentais, o assunto “acentuação gráfica. Sou simplesmente fascinada pela lógica que rege a acentuação gráfica na língua portuguesa, sobretudo no que tange à acentuação relacionada à posição da sílaba tônica. Na nossa língua, mesmo que você nunca tenha lido ou ouvido uma palavra, é possível saber onde se projeta a sua tonicidade graças a essa lógica magnífica.

 

Então, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa:

 

As regras para o uso dos acentos gráficos podem ser agrupadas em categorias, segundo a justificativa para seu emprego, o que facilita a memorização. Assim, temos:

 

  1. Acentos relacionados à posição da sílaba tônica

 

A tonicidade das palavras nos permite classificá-las em (1) oxítonas (força na última sílaba), (2) paroxítonas (força na penúltima sílaba); (3) proparoxítonas (força na antepenúltima sílaba). Quanto à acentuação, devem ser assim acentuadas:

 

  • Oxítonas terminadas em A(S), E(S), O(S), EM(ENS).

 

Exemplos: alvará, francês, dominó, (ele) advém, (tu) conténs.

 

Atenção: Não acentue as terminadas em I e U: conferi-lo, peru.

 

 

  • Palavras paroxítonas: são acentuadas as terminadas:

 

    • em ditongos orais crescentes (dois sons emitidos de uma só vez), seguidos ou não de “s”.

Exemplos: colégio, egrégia, níveis, gêmeos, mágoa.

 

    • em UM, UNS, U, US, I, IS.

 

Exemplos: médium, álbuns, húmus, táxi, práxis.

 

    • em L, N, R, X

 

Exemplos: nível, favorável, hífen, abdômen, caráter, revólver, tórax, fênix.

 

  • em Ã/S, ÃO/S, OM, ONS.

 

Exemplos: ímã, órgão, órfãos, rádom, íons

 

    • em PS.

 

Exemplos: fórceps, bíceps.

 

NA MINHA OPINIÃO, MUITO MELHOR DO QUE DECORAR ESSES FINAIS GERADORES DE ACENTOS NAS PAROXÍTONAS, É PERCEBER A LÓGICA: ACENTUAM-SE AS PAROXÍTONAS CUJOS FINAIS SEJAM DIFERENTES DOS FINAIS QUE GERAM ACENTO NAS OXÍTONAS!!!! ASSIM, SE VOCÊ MEMORIZAR OS FINAIS DAS OXÍTONAS, SABERÁ QUE TODOS OS QUE SÃO DIFERENTES GERARÃO ACENTO NAS PAROXÍTONAS!!!!!

 

  • Proparoxítonas: todas são acentuadas.

 

Exemplos: hipótese, dicotômico, nódulo.

 

  1. Acentos relacionados à tonicidade da palavra monossílaba

 

  • Monossílabas tônicas terminadas em A/S, E/S, O/S.

 

Exemplos: má, fé, más, dó.

 

  1. Acentos relacionados à presença de hiatos (vogais pronunciadas separadamente) em:

 

  • I e U isolados na sílaba (ou seguidos de “s”), caso não sejam:

 

seguidos por “nh” (rainha, bainha, campainha);

 

precedidos de vogal idêntica (xiita);

 

precedidos de ditongo (baiuca, feiura)

 

Exemplos: saúde, contribuímos, raízes, altruísta, baú.

 

  1. Ditongos Abertos

 

  • Acentos relacionados à presença de ditongos abertos ÉI,ÓI, ÉU.

 

Exemplos: papéis, herói, véu.

 

Obs.: Pelo último acordo ortográfico, perderam o acento os ditongos “EI” e “OI” de timbre aberto das paroxítonas, como em assembleia, heroico e joia.

 

  1. Acentos diferenciais – De acordo com o novo acordo ortográfico, ficam mantidos apenas nas formas “pôde” e “pôr” e o acento diferencial é facultativo em “fôrma” (em oposição a “forma”).

 

Obs.: Os verbos VIR e TER e seus derivados (advir, convir, manter, reter, etc.) recebem acento circunflexo na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo – eles vêm, têm, advêm, mantêm, etc. -, diferenciando-se da sua forma homônima do singular – ele vem, tem, advém, mantém, etc).

 

 

Por hoje, é só!

Beijos!

Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado

 

Tags
ACENTUAÇÃO GRÁFICA, DITONGO, HIATO, Língua Minha, MONOSSÍLABAS TÔNICAS, OXÍTONAS, PAROXÍTONA, PROPAROXÍTONA, SÍLABA
19 Comentários
  • Ramon costa
    Postado 16:12h, 29 junho Responder

    Excelente trabalho, professora.

    • Língua Minha
      Postado 21:01h, 20 julho Responder

      Obrigada, Ramon! Fico feliz com o seu comentário!
      Um abraço,
      Patrícia

  • diany lopes
    Postado 23:00h, 08 outubro Responder

    Show de bola professora! Adoro mapas mentais coloridos, parabéns pela disposição!

  • Flávio
    Postado 02:18h, 10 novembro Responder

    Excelente explicação! Parabéns, professora Patrícia!
    A ideia dos esquema é fantástica!

    • Língua Minha
      Postado 21:27h, 13 novembro Responder

      Obrigada, Flávio! Fique sempre conosco!
      Um abraço,
      Patrícia

  • cleiton rodrigues carlos
    Postado 21:08h, 21 fevereiro Responder

    professora preciso da sua ajuda para estudar, obrigado muito bom seu trabalho

    • Língua Minha
      Postado 10:32h, 02 março Responder

      Como posso ajudar, Cleiton? Obrigada pelo seu comentário!
      Abraço,
      Patrícia

  • Damares Francisca Sales
    Postado 02:40h, 16 março Responder

    Amei a didatica esta de parabéns.

  • pedro steinhauser
    Postado 22:57h, 12 agosto Responder

    Obrigado Patrícia, por acaso você teria outros mapas mentais maravilhosos como este?

    • Língua Minha
      Postado 11:26h, 21 agosto Responder

      Oi, Pedro! Há vários mapas mentais no site. Espero que lhe sejam úteis! Um abraço!

  • Patrícia Barros da Silva
    Postado 12:15h, 04 março Responder

    Oi gostaria de saber como faço um mapa conceituado regras de divisão silábica é um trabalho que meu filho tem que fazer mais não encontrei

  • Valéria
    Postado 13:52h, 03 abril Responder

    Conheci esse canal por acaso, pesquisando sobre o uso do “que”. Nossa! fui presenteada com esse conteúdo, porquanto aprendi de vez esse assunto! Além dele, outros que passei a estudar por aqui! Obrigada professora por compartilhar o seu precioso conhecimento de forma tão didática e democrática! Deus te abençoe sempre!Imensamente!

    • Língua Minha
      Postado 21:55h, 09 abril Responder

      Valéria! Obrigada por essa mensagem tão carinhosa! Um beijo enorme para você!!!!

  • Marcos Antonio de Andrade
    Postado 22:09h, 06 agosto Responder

    Professora, boa noite! Adorei o trabalho!

    Sempre achei a regra sobre as proparoxítonas a mais fácil de todas. Simplesmente por que todas são acentuadas! Fácil!

    Então por que todos os repórteres da Globo, incluindo Bonner e Maju, insistem em dizer “Récorde” ? Se a palavra não possui acento, não é proparoxítona. Simples assim.

    • Língua Minha
      Postado 11:29h, 21 agosto Responder

      Oi, Marcos! Obrigada pelo seu comentário! Quanto à palavra “recorde”, de fato, em português, é uma paroxítona. Acredito que muitos pronunciem a antepenúltima sílaba com mais tonicidade por influência do inglês.
      Um abraço!

  • Viviane Ferreira de Azevedo
    Postado 14:06h, 26 agosto Responder

    “NA MINHA OPINIÃO, MUITO MELHOR DO QUE DECORAR ESSES FINAIS GERADORES DE ACENTOS NAS PAROXÍTONAS, É PERCEBER A LÓGICA: ACENTUAM-SE AS PAROXÍTONAS CUJOS FINAIS SEJAM DIFERENTES DOS FINAIS QUE GERAM ACENTO NAS OXÍTONAS!!!! ASSIM, SE VOCÊ MEMORIZAR OS FINAIS DAS OXÍTONAS, SABERÁ QUE TODOS OS QUE SÃO DIFERENTES GERARÃO ACENTO NAS PAROXÍTONAS!!!!!”

    Nunca parei para pensar nisso. Parece simples, mas é simplesmente fantástico. As regrinhas das paroxítonas sempre são as mais difíceis de serem decoradas. Agora a memorização ficou bem mais fácil. Parabéns pelo excelente trabalho!

  • Cherly
    Postado 21:24h, 26 agosto Responder

    Amei! Obtigada, Professora.

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