Um internauta mandou a seguinte pergunta: “Professora, por que ‘obcecar’ se escreve com ‘C’ e ‘obsessão’ se escreve com ‘S’?”
Achei a pergunta interessante, e a resposta é: Porque, embora sejam palavras que se assemelham, tanto na forma quanto no conteúdo, elas não são da mesma família, portanto não têm o mesmo DNA (rsrs).
“Obcecar” vem de “obcaecare”, em que “caecare” está associado a “cegar” (“cecare” sofre processo de sonorização e passa a “cegar” no Português).
Assim, “obcecar” significa, metaforicamente, “tornar cego”.
Já obsessão vem de “obsedere”, em que ob tem o sentido de “diante de” e sedere indica, também metaforicamente, “sentado”. Assim, a “obsessão” está associada à noção de estar “sentado, tomado, possuído diante de (por) algo ou alguém.”.
Interessante, né?
Fique, agora, com o nosso vídeo sobre o assunto.
Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado
Rogerio Carneiro Campello
Postado 00:01h, 18 julhoProfessora, o “sedere” não significa metaforicamente “sentado”. Significa propriamente, diretamente: “sedere” em latim é exatamente “estar sentado”. O que é metafórico é a palavra toda: “obsedere”, “estar sentado diante de”, no sentido de ficar obstinado, ter compulsão, figar apegado a algo. Exatamente como você explicou no caso do obcecar. As explicações são análogas.