É mesmo????
Hoje nossa conversa será sobre a palavra MESMO. Trata-se de uma palavrinha que pode assumir vários papéis e, portanto, pode ter várias classificações, o que tende a ser motivo de confusão…
Então, para que você não se confunda mais, vamos lá!
A palavra MESMO será:
1) Adjetivo – quando se refere a um substantivo (ou a uma palavra de valor substantivo). Semanticamente exprime semelhança, identidade, paridade, como em “Eles têm a mesma idade” (Veja que “mesma” se refere ao substantivo “idade”, sendo, pois, um adjetivo. O adjetivo MESMO também pode ter sentido de “próprio”, o que normalmente ocorre quando é colocado imediatamente depois de substantivo ou pronome pessoal: “Ele mesmo me falou isso.”.
2) Substantivo – quando ocupa um espaço substantivo na sentença, ou seja, quando é o núcleo de uma estrutura nominal. Semanticamente é equivalente a “igual”, “inalterado”, como ocorre em “Ele continua o mesmo.” ou “A vida será sempre a mesma.”
3) Conjunção – quando atua introduzindo expressões adverbiais concessivas. É equivalente a “apesar de”; “embora”, como ocorre em “Mesmo sendo pobre, nunca desistiu de sonhar.”.
4) Advérbio – quando, como a maioria dos advérbios, atua modificando um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Pode significar: exatamente, justamente, realmente, certamente, como ocorre em Eu fiz mesmo a tarefa.”; “Nós dormimos aqui mesmo.”; “Ela está mesmo linda!”.
5) Parte da locução conjuntiva “mesmo que” – nesse caso, o mesmo não será classificado isoladamente, mas junto ao “que”, sendo ambos elementos introdutores de oração adverbial concessiva. Semanticamente, a locução “mesmo que” e equivalente a “ainda que”, “apesar de que”, “conquanto”: “Irei à praia, mesmo que chova.”.
Observação: O uso de MESMO com valor de PRONOME é, no mínimo, controverso. É importante deixar claro que, apesar de recorrente, o uso como pronome pessoal (no lugar de “ele”, por exemplo) não é recomendado pela gramática normativa. Portanto, devem ser evitadas construções como “Conversamos com o aluno e o mesmo reconheceu o erro.” (melhor seria: como “Conversamos com o aluno e ele reconheceu o erro.” ou como “Conversamos com o aluno, o qual reconheceu o erro.”).
Fique, agora, com um vídeo sobre o tema:
Fácil, não é mesmo?
Um abraço!!!!
Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado
Gesse Menezes da cunha
Postado 00:51h, 20 abrilGostei! Explicação bastante clara…
Patrícia Corado
Postado 13:52h, 22 abrilObrigada, Gessé! Fique sempre conosco!
Um abraço!