TERMO INTEGRANTE?

Home Fóruns Pergunte ao Língua Minha aqui! TERMO INTEGRANTE?

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #17264 Responder
      Anália Vitória
      Convidado

      Olá, professora. Como a senhora vai? Estou começando a estudar o conteúdo de Análise Sintática e tenho muitas dúvidas, é um campo de estudo bem complexo. Minha dúvida atual é em relação ao Predicativo, ele é um termo acessório ou integrante? Acredito que seja acessório, mas não consigo afirmar nada. Estou iniciando esse assunto então peço sua compreensão caso eu tenha falado algo inválido sobre a língua hahahaha. Desde já, agradeço e abraços!

    • #17270 Responder

      Oi, Anália! Sua dúvida é muito pertinente! O predicativo é um termo que, realmente, migra entre esses grupos. Quando temos verbo de ligação e o predicativo do sujeito é o núcleo do predicado, acho mais coerente entendê-lo como essencial, afinal ele é o núcleo do predicado (que é essencial). Quando temos predicativo de objetos que surgem como “exigência” de certos verbos (como ocorre, por exemplo, com verbos avaliativos: “Eu achei seu namorado muito bonito.”), julgo mais correto entendê-lo como integrante, uma vez que ele “faz falta”, né? Em casos em que o predicativo é um elemento mais “irrelevante” na estrutura da sentença, como em “O aluno assistiu às aulas doente”, vejo-o como acessório. Note que não é coisa simples, não é mesmo? rsrs Então, didaticamente, para simplificar, acabo situando o predicativo da coluna “intermediária” (rsrs), ou seja, entre os termos integrantes. Entende?

    • #17273 Responder
      Anália Vitória
      Convidado

      Muito obrigada pelo esclarecimento, estou muito feliz em ter achado esse site maravilhoso. <3

    • #17274 Responder
      Anália Vitória
      Convidado

      Olá, professora. Nas frases “Eu achei que você me amasse.” “amasse” é considerado o quê ‘sintaxemente’ falando?
      E na frase ” No portão de entrada da cidade lia-se, em letras garrafais numa placa de bronze: ESTRANHOS, AFASTEM-SE!” por que a colocação dos pronome oblíquos é considerada errada? Vi essa segunda em um exercício e não compreendi o motivo dela estar errada.

    • #17312 Responder

      Oi, Anália! “Amasse” é um verbo transitivo direto, núcleo do predicado da segunda oração (oração subordinada substantiva objetiva direta). Quanto à sua segunda dúvida, acho que você se refere ao primeiro pronome oblíquo da sentença, né? Ele deveria estar proclítico, uma vez que há aí uma locução adverbial (No portão de entrada da cidade), que é “atrativa”.

Visualizando 4 respostas da discussão
Responder a: TERMO INTEGRANTE?
Sua informação: