Particípio é verbo ou adjetivo?

Home Fóruns Pergunte ao Língua Minha aqui! Particípio é verbo ou adjetivo?

  • Este tópico contém 11 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 1 semana, 5 dias atrás por JOSIAS ALPIM SANTOS.
Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #16780 Responder
      Flávio
      Convidado

      Olá, professora Patrícia! Tenho dúvida quanto à análise morfológica do particípio em orações como “Maria caiu sentada”. Nesse caso, “sentada” vai ser verbo ou adjetivo?
      Obrigado!

    • #16789 Responder

      Flávio, uma das funções das formas nominais é justamente a de se comportar como nomes (http://www.linguaminha.com.br/artigos/formas-nominais/). Os particípios frequentemente se comportam como adjetivos, como ocorre no exemplo apresentado por você. Observe que há, inclusive, os procedimentos de concordância nominal típicos do adjetivo. Trata-se, pois, nesse caso, de um particípio adjetivo. Eu, no entanto, não vejo qualquer problema em uma classificação apenas como adjetivo.
      Um abraço,
      Patrícia

    • #16803 Responder
      Flávio
      Convidado

      Ok! Muito obrigado, professora Patrícia!

    • #16861 Responder
      Áurea
      Convidado

      Gente, qual seria a classificação sintática, então? Pergunto isto porque o verbo cair é intransitivo. Normalmente, o que acompanha verbo intransitivo não é adjunto adverbial? Se fizermos a pergunta: de que modo Maria caiu? Não parece que “sentada” desempenha a função de adjunto adverbial de modo? Por favor, corrijam-me se meu raciocínio estiver equivocado. Obrigada

    • #16921 Responder

      Áurea, os particípios, como eu expliquei, são formas nominais que se comportam normalmente como adjetivos. A flexão (feminino/singular) me parece uma prova clara de que “sentada” se refere ao substantivo “Maria”, por isso ele é adjetivo, cuja função sintática, nesse caso, é de predicativo do sujeito.

    • #16992 Responder
      gabriel
      Convidado

      professora, nesses casos os complementos que vierem a se ligar ao participio( adjetivo) devo considerar como objetos de um verbo ou complementos de um nome – COMPLEMENTO NOMINAL OU ADJUNTO ADNOOMINAL. EX.: sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência. Nesse caso , por exepmlo , a definição de ser um adjetivo ou um verbo irá mudar completamente a classificção do ” lhe”. essa duvida está me atordando . Desde já , grato.

    • #16993 Responder
      Rogerio Carneiro Campello
      Convidado

      É engraçado que não há o que contestar na resposta que a professora dá à Áurea. Mas eu não consigo deixar de achar que a Áurea também tem razão. E aí me vem uma pergunta: eu aprendi (já vai tempo isso) que o adjetivo é aquilo que qualifica o substantivo. Não sei se está superada essa definição. Porque não me parece que “sentada” seja propriamente uma qualificação. Como disse a Áurea, é o modo como Patrícia caiu.

    • #17004 Responder

      Flávio, a sua questão é bastante importante e não há consenso sobre o tema. Vou tentar ser bem didática, tá? No caso de particípios que participam de tempos compostos, não há dúvidas: eles atuam como verbos e seus complementos são, portanto, complementos verbais (Ex. Todos tinham gostado DE VOCÊ = OI). No caso de particípios que constituem locuções de voz passiva, penso ser mais coerente classificar as estruturas também como complementos verbais, uma vez que, na passiva sintética, é assim que elas seriam classificadas (Ex.: Sendo-lhe asseguradas as oportunidades = Assegurando-lhe as oportunidades = LHE=OI). Agora, em sentenças em que o valor do particípio é de adjetivo mesmo (com função de predicativo ou de adjunto adnominal), vejo as estruturas como complementos nominais (Ex.: Pessoas necessitadas DE EMPREGO lotam as filas…). Entendeu?

    • #17005 Responder

      Rogério, a questão é que nem tudo que indica modo, tempo, lugar é advérbio. O advérbio tem comportamentos específicos: ele tem uma referência clássica ao VERBO, ao ADJETIVO ou a outro ADVÉRBIO e é marcado pela INVARIABILIDADE. Definições pautadas apenas no papel semântico tendem a desprezar comportamentos funcionais dos elementos da língua e isso, sem dúvidas, traz problemas para a análise.

    • #18361 Responder
      Eduarda Tavares
      Convidado

      Professora, tenho uma dúvida nas seguintes orações: 1. Ele é amado. 2. Ele é amado por ela. 3. Ele é amável.
      1. Nessa primeira questão, fiquei na dúvida se amado seria predicativo do sujeito ou o verbo principal da locução verbal da voz passiva.. daí pensei: “ora.. acho que amado não é aceito como adjetivo já que existe “amável”, né..” Então a classifiquei como uma oração de voz passiva sem agente da passiva .. Mas aí vi que amado também pode ser adjetivo.. Então só me resta pensar que depende do contexto, né?

      2. Essa dois só coloquei pra comparar mesmo com uma voz passiva com agente da passiva ..

      3. E essa pra mostrar “amável” como predicativo do sujeito..

      Desde já agradeço ?

    • #19679 Responder

      Eduarda, é isso mesmo. Se eu disser Ela viu o homem amado, esse “amado” é adjetivo (adjunto adnominal). A presença do agente da passiva torna o particípio da passiva analítica mais transparente mesmo… Sua análise está perfeita.

    • #24898 Responder
      JOSIAS ALPIM SANTOS
      Convidado

      Em que pese à resposta da professora, a razão assiste à Auréa. SENTADA, aí, não passa de um AJUNTO ADVERBIAL DE MODO que está transmitindo uma circunstância ao verbo intransitivo CAIU.

Visualizando 11 respostas da discussão
Responder a: Particípio é verbo ou adjetivo?
Sua informação: