SENÃO x SE NÃO

O uso de “se não” ou “senão” está entre as dúvidas de muitos usuários da língua portuguesa.

 

Então, para começar, é importante que você saiba que “se não” é um par formado pela conjunção “se” e pelo advérbio “não”. Você, portanto, usará “se não” sempre que puder trocar esse “se” por uma outra conjunção “equivalente”, como “caso”, “quando”. Assim: Ele avisará se não embarcar. (Veja que é possível trocar por “Ele avisará caso não embarque” ou por “Ele avisará quando não embarcar”.

 

A palavra “senão”, por sua vez, traz uma complexidade um pouco maior em razão das suas possibilidades de uso serem mais variadas, podendo ser uma conjunção, uma preposição, um substantivo e, para alguns autores, uma “palavra denotativa de exclusão”. Assim, teremos o uso de “senão” como equivalente a: caso contrário (“É melhor estudar, senão suas notas ficarão baixas.”); apenas (“O anel não era uma joia, senão uma bijuteria barata!”); a não ser, exceto (“Senão João, quem poderá fazer isso?”).

 

Como substantivo, a palavra “senão” é sinônima de “defeito”, “dúvida”, “objeção” (“Ele não fez nenhum senão em relação ao projeto.”).

 

Agora, uma forma muito simples e rápida para que você identifique se deve usar “se não” ou “senão” é a seguinte:

 

Use “se não” sempre que for possível tirar o advérbio “não” da sentença, mantendo-a estruturalmente perfeita.

 

Veja:

 

“Ele avisará se não embarcar”. É perfeitamente possível dizer “Ele avisará se embarcar.”.

 

Quando não for possível tirar o “não”, o “senão” será uma palavra só!

 

Veja:

 

“É melhor estudar, senão suas notas ficarão baixas”. Não seria possível dizer “É melhor estudar, se suas notas ficarão baixas.”. Portanto o “não” não é um advérbio, é parte da palavra “senão”.

 

Fácil, né?

 

Atenção! 

 

Há algumas situações em que é possível utilizar “se não” ou “senão”. Para isso, teremos de considerar a existência de um verbo subentendido após o elemento “não” e a expressão “se não” deverá ser seguida por uma vírgula. Veja o exemplo:

 

Senão = caso contrário

 

Corra! Senão chegaremos atrasados!!!!

 

Se não = caso não

 

Corra! Se não, chegaremos atrasados!!!!

 

Corra! Se não (correr), chegaremos atrasados!!!!

 

 

Fique, agora, com o vídeo sobre o assunto:

 


Um beijo e até a próxima!

Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado

Tags
SE NÃO, SENÃO
Nenhum comentário

Postar um comentário