É mesmo????

É mesmo????

 

 

Hoje nossa conversa será sobre a palavra MESMO. Trata-se de uma palavrinha que pode assumir vários papéis e, portanto, pode ter várias classificações, o que tende a ser motivo de confusão…

 

Então, para que você não se confunda mais, vamos lá!

 

A palavra MESMO será:

 

1) Adjetivo – quando se refere a um substantivo (ou a uma palavra de valor substantivo). Semanticamente exprime semelhança, identidade, paridade, como em “Eles têm a mesma idade” (Veja que “mesma” se refere ao substantivo “idade”, sendo, pois, um adjetivo. O adjetivo MESMO também pode ter sentido de “próprio”, o que normalmente ocorre quando é colocado imediatamente depois de substantivo ou pronome pessoal: “Ele mesmo me falou isso.”.

 

2) Substantivo – quando ocupa um espaço substantivo na sentença, ou seja, quando é o núcleo de uma estrutura nominal. Semanticamente é equivalente a “igual”, “inalterado”, como ocorre em “Ele continua o mesmo.” ou “A vida será sempre a mesma.”

 

3) Conjunção – quando atua introduzindo expressões adverbiais concessivas. É equivalente a “apesar de”; “embora”, como ocorre em “Mesmo sendo pobre, nunca desistiu de sonhar.”.

 

4) Advérbio – quando, como a maioria dos advérbios, atua modificando um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Pode significar: exatamente, justamente, realmente, certamente, como ocorre em Eu fiz mesmo a tarefa.”; “Nós dormimos aqui mesmo.”; “Ela está mesmo linda!”.

 

5) Parte da locução conjuntiva “mesmo que” – nesse caso, o mesmo não será classificado isoladamente, mas junto ao “que”, sendo ambos elementos introdutores de oração adverbial concessiva. Semanticamente, a locução “mesmo que” e equivalente a “ainda que”, “apesar de que”, “conquanto”: “Irei à praia, mesmo que chova.”.

 

Observação: O uso de MESMO com valor de PRONOME é, no mínimo, controverso. É importante deixar claro que, apesar de recorrente, o uso como pronome pessoal (no lugar de “ele”, por exemplo) não é recomendado pela gramática normativa. Portanto, devem ser evitadas construções como “Conversamos com o aluno e o mesmo reconheceu o erro.” (melhor seria: como “Conversamos com o aluno e ele reconheceu o erro.” ou como “Conversamos com o aluno, o qual reconheceu o erro.”).

Fique, agora, com um vídeo sobre o tema:

Fácil, não é mesmo?

 

Um abraço!!!!

Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado

Tags
ADJETIVO, ADVÉRBIO, CLASSIFICAÇÕES DO MESMO, CONJUNÇÃO, É MESMO, Língua Minha, MESMO QUE, PARTE DA LOCUÇÃO CONJUNTIVA, SUBSTANTIVO
2 Comentários
  • Gesse Menezes da cunha
    Postado 00:51h, 20 abril Responder

    Gostei! Explicação bastante clara…

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